E é nesse espírito que hoje se desenvolvem projetos para um altíssimo padrão dos frutos da região, a exemplo do café de altitude já atestado com indicação de origem pelo INPI. Novas realidades como a do vinho, do azeite, do avocado, dos farináceos orgânicos e até do mobiliário rústico se estabelecem onde, antes, barões do café exercitavam seu apogeu econômico.
Associado a esse enorme potencial e legado da qualidade, mentes empreendedoras inovadoras, oriundas da região e fora dela, impulsionam um sem número de projetos entre lavouras e casarões históricos. Da lavoura ao eco-enoturismo. Entre eles, Il Pineto uno.
Um projeto audacioso, porém plausível e palpável. A semelhança da paisagem local com consagradas áreas produtoras europeias e o belíssimo visual das Mantiqueiras paulista e mineira, cujas características físicas compõem o ambiente ideal para o novo cultivo de cepas Vitis vinifera, junto às curvas centenárias do café de bebida incontestável.
Uma indulgente combinação entre altas altitudes, em um clima de dias ensolarados e noites frescas e um solo seco e granítico, que fazem de Il Pineto uno mais do que um excelente terroir, o repouso perfeito para empreender e viver algo verdadeiro.
Um conceito integrador entre a vida e o campo, cujo marketing operacional congrega cinco verticais: vinicultura, cafeicultura, projeto (execução e vendas) arquitetônico-habitacional, hotelaria & gastronomia e impacto socioambiental positivo. Transformando a experiência de Il Pineto uno única de fato, e em tempo integral.
Desenvolvido a partir de um pool de parceiros não só identificados com a proposta, mas cientes do seu papel co-idealizador, o empreendimento busca entrelaçar as cinco verticais de forma interdependente, mas robusta em cada uma delas, e com o que há de melhor em cada qual.
A Araucária ou pinheiro brasileiro – Araucaria angustifólia – é a referência que conecta o projeto à construção histórica da região por ela batizada, Espírito Santo do Pinhal. Sua elegância, solidez, retidão e imponência naturais inspiram os valores da marca, ao mesmo tempo em que remetem à experiência na região: dias despertos pelo aroma do café, cerrações que pouco a pouco liberam paisagens exuberantes, contrastadas entre o calor e o frio das celebrações de inverno: o pinhão, a lareira e um bom vinho.
A partir do conhecimento centenário da região, a parceria com um produtor de café Gourmet ligado às raízes da região, produzirá lotes exclusivos do café Il PIneto, nas versões em grãos ou torrado e moído. Um dos elementos emblemáticos de Il Pineto.
A ser desenvolvida em parceria com uma das inovadoras vinícolas da região, a vinicultura em Il Pineto principia no cultivo das parreiras e colheita local, estendendo-se à vindima da vinícola parceira bem próxima dali, onde os rótulos serão produzidos, muitos deles com exclusividade aos participantes do projeto imobiliário e destino.
As Vivendas são o marco fundamental de Il Pineto,em sua primeira versão. Il Pineto oferece Vivendas de cerca de dois hectares (20.000 m2), em diferentes configurações, entrelaçadas com a viticultura e suas parreiras assimétricas, entre as curvas do café e a mata nativa de proteção ambiental garantida.
O conceito contempla também gastronomia, hotelaria e eno-ecoturismo em um encadeamento de experiências que exploram os 5 sentidos, costurando possibilidades em uma proposta única: Do futuro e ensolarado Pinus café bistrô recheado da culinária local reinventada, à rusticidade aconchegante da pousada L’Ostello; rodeada por vielas e alamedas entrecortadas pelos cafezais e parreiras, com a Mantiqueira vizinha por todos os lados.
Desenvolvido em duas frentes, o projeto ‘Il Pineto Uno’ irá garantir a conservação e recuperação da área de mata protegida; a implementação de uma infraestrutura de baixo impacto ambiental.